terça-feira, 26 de junho de 2012

[Software] CM Energy - Cálculo de energia elétrica

Olá,

Hoje estava sem nada para fazer, fiquei pensando em desenvolver algo útil que talvez ajude alguém ou simplesmente facilite o trabalho de alguém, e como sempre o meu passa tempo é nada mais nada menos que desenvolver, há alguns anos atrás, na faculdade desenvolvi um programa que fazia o cálculo de consumo elétrico, porém ele era desenvolvido em linguagem C e era executado no prompt, velhos tempos...enfim agora meu forte é C#, então decidi desenvolver um similar porém usando Windows Forms, a interface não é das melhores, mas ficou  mais bonitinha e acredito que ninguém irá ter dificuldade em utiliza-lo, a ideia inicial era ensinar vocês a programarem em C#, porém isso vai ficar para outro dia, pois além de consumir tempo para escrever o post, estou com uma baita preguiça em comentar o código e explica-lo passo-a-passo, afinal ninguém é de ferro. :-)

Mas voltando ao assunto, o que o software faz é muito simples, você tem apenas 3 campos para preencher, eles são:

  • Consumo atual
  • Consumo anterior (fatura mês anterior)
  • Valor pago por watts

As duas últimas informações acima é consultada na conta de energia, sem ela você nada poderá fazer, vale lembrar que neste cálculo não estou considerando os impostos.

Veja abaixo alguns print do software CM Energy.




Apesar de ter colocado a informação "Copyrigth" não se preocupe, fiz isso só por "metideza" hehehehe, a ideia é disponibilizar o código fonte do projeto sem nenhum problema, afinal, compartilhamento de conhecimento é uma das coisas que considero importante, principalmente na área de tecnologia.

Infelizmente através do blog não é possível hospedar o arquivo para visitantes fazer o download, assim que possível vou disponíbilizar o setup de instalação e o código fonte do projeto.

Para maiores informações sobre o projeto, podem me contactar através dos comentários, sempre que possível tento responde-los.

Ah, caso alguém tenha um projeto interessante para desenvolver e esteja precisando de alguém para ajuda-lo, me procure, talvez possamos tirar a ideia do papel e por para funcionar :-)

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário