quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mapeando impressora com VB script!



Já pensou você ter que mapear na unha as impressoras que estão compartilhadas na rede, para mais ou menos, 150 usuários?! Pois bem, é uma tarefa ardua, porém, assim como todo preguiçoso eu tentei automatizar esta tarefa de uma forma que fica-se transparente para o usuário e que ele nem senti-se falta das impressoras, o óbvio era utilizar script para tal tarefa, porém, como fazer??? hoje trago a solução para o seu problema.

A ideia é, criar um script utilizando VB script para adicionar as impressoras na conta do usuário, a desvantagem de conectar a impressora compartilhada é que isto é feito por usuário, diferente de instalar a máquina localmente e depois só redirecionar a porta para o compartilhamento, deu para entender? ;-)

Vamos considerar o seguinte ambiente, você tem uma máquina com uma impressora compartilhada, vamos supor que o nome do compartilhamento da impressora é Fiscal e o endereço IP da máquina é 192.168.0.10.

Para criar o script você deve fazer o seguinte, abra um bloco de notas e cole o seguinte código:

Set objFiscal = CreateObject("wscript.Network")
objFiscal.AddWindowsPrinterConnection "\\192.168.0.10\Fiscal"

Pronto, salve o arquivo com qualquer nome escolhido por você, porém, salve com extensão .vbs
isto é crucial para que o script funcione.

Agora é só executar o script e sua impressora será conectada, caso queira remover a impressora mapeada, utilize o código abaixo:

Set objFiscal = CreateObject("wscript.Network")
objFiscal.RemovePrinterConnection "\\192.168.0.10\Fiscal"

No meu caso como meu servidor é um TS (Terminal Server) coloquei o script na pasta Inicializar do sistema, quando o usuário conecta no servidor, as impressoras são mapeadas automaticamente sem ele sequer saber, mágica? Não! isso é VB script!!!

Qualquer dúvida estamos aí!

Um abraço.

2 comentários:

  1. Olá boa tarde. Trabalho na área de suporte e queria muito fazer isso aqui na empresa em que trabalho. Queria saber, se tem como fazer para impressoras que possui Ip, mais, quando é adicionada "local" tenho que da a marca da impressora e o nome dela. Tipo: Coloco o ip, 192.168.1.1, quando ela localiza tenho que dizer qual marca é, Ex: HP, e qual o nome dela, Ex: hp officejet pro.
    Queria muito saber, se essa regra, rola dessa forma.
    Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romario,

      Desta forma eu desconheço, mas se encontrar me avise.

      Boa sorte!

      Excluir