sexta-feira, 9 de março de 2012

Calculando a Velocidade média (Física I)

Olá,

Como hoje não tenho nada de informática em mente para falar, vou falar sobre Física I (Ensinado em Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, entre outras).

Este calculo é largamente utilizado em ensino médio, mas quando você já está velhinho de idade e não lembra como fazer, mostro a seguir o passo-a-passo.

Para iniciar o calculo é necessário olhar o gráfico/desenho do problema, por exemplo:

Um veículo está no ponto A e desloca-se para o ponto B em 10 segundos, considerando A = 10 metros, B = 100 metros. Calcule a velocidade média.

1. Passo (Entender o desenho)

2. Passo (Fazer uma lista das informações encontradas)

Vm = ?
A = 10 metros
B = 100 metros
Tempo = 10 segundos

3. Passo (Utilizar a fórmula e substituir pelos valores)

Então vamos lá, a fórmula para calcular a velocidade média é está a seguir:



Onde:
Vm = velocidade média
Delta x = Ponto final – Ponto inicial,  ou seja, x2 – x1;
Delta t = Tempo final – Tempo inicial, ou seja, t2 – t1;

Para calcular, faça o seguinte:



Com isto conseguimos descobrir a velocidade média, neste caso, o veículo obteve uma velocidade média de 9 metros por segundo.

Hoje fico por aqui, espero ter ajudado em algo :)

Um abraço!

28 comentários:

  1. nossa cara ficou meio no ar

    ResponderExcluir
  2. Me Ajudou a organizar os pensamentos... otimo

    ATT: Priscila Santos

    ResponderExcluir
  3. ai eu entende isso ahhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir
  4. bacana..me ajudou no meu trabalho de física..promeira coisa que eu encontrei que bate com que a minha professora falou...
    gostiiii

    ResponderExcluir
  5. Não é muito convincente

    ResponderExcluir
  6. Muito eficiente essa explicação...Me ajudou nos meus estudos complementares, consegui ampliar meus conhecimentos! Ótima dinâmica! Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendi como foi que achou a VM , tô meia confusa meu professor não ensinou direito ! Dá me explicar como eu acho o valor da VM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônimo"

      A VM (Velocidade Média) é calculada através do Ponto Final - Ponto Inicial DIVIDIDO pelo Tempo Final - Tempo Inicial.

      O resultado será a velocidade média em metros por segundos!

      Um abraço.

      Excluir
    2. Bem explicadinho, gostei ;-)

      Excluir
    3. tipo era so fazer delta s menos delta t =100 - 10

      Excluir
  8. ajudo um pouco mais nao entendi na hora de calcular seilah mais mesmo assim valeuuuuuuuuu!!!

    ResponderExcluir
  9. não seria delta S sobre delta T?

    ResponderExcluir
  10. ja vai se dar o trabalho de fazer um blog pelo menos explica direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, boa noite!

      Meu blog é de sobre tecnologia, este post foi apenas para compartilhar conhecimento e se você chegou até aqui é porque no mínimo não prestou atenção na aula, isto que eu postei aqui é para usar como material de apoio.

      Sem mais!
      César

      Excluir
  11. As vezes a mente fechada das pessoas são conseguem entender nem mastigando à elas. Quando nós precisamos mesmo é que passamos a entender o assunto!! Obrigadapela explicação, ajudou meuito pelas fómulas.

    Valeu :)Rebeca

    ResponderExcluir
  12. Pode transformar em km/h ?

    ResponderExcluir
  13. não é sempre multiplicado por 3,6 ?

    ResponderExcluir
  14. vlw ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  15. eu to na 6a série e o ... do professor ta ensinando isso , ou seja nao to entendendo mt e ele nao explicou bem, como o x2 - x1
    ______
    t2 - t1 deu 100 - 10
    _____
    10 - 6 ?

    ResponderExcluir
  16. se em vez de segundo for hora me explique

    ResponderExcluir
  17. Se não tiver outro tempo eu diminuo por 0 mesmo??

    ResponderExcluir
  18. Eu quero comer todas essas delicias que responderam ai nos comentarios

    ResponderExcluir
  19. como calcular a aceleraçao média:?

    ResponderExcluir
  20. GOSTARIA DE SABER A VELOCIDADE PERCORRI 11 KM EM 51 MINUTOS E 57 SEGUNDOS

    ResponderExcluir