sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Instalando o ssh e nmap no Debian Lenny

Olá pessoal,

Recentemente precisei usar o Linux aqui no serviço e a única mídia que eu tinha em mãos era o bom e velho Debian Lenny, apenas o CD 1, instalei o mínimo de recursos, pois eu não tinha as outras mídias, a parte negativa de se fazer isto é que todos os comandos que você mais precisa, não é instalado, como por exemplo: ssh e nmap.

Eu os considero muito importante, pelo menos para quem trabalha em um departamento de informática, mas que disse que não tem a parte positiva?

O legal de instalar assim é a curva de aprendizado, você vai ralar, pesquisar, ler e ler documentações para instalar um simples programa que na instalação da distribuição você poderia ter selecionado apenas com um clique, mas no meu caso, isto não era possível.

Alguém deve estar se perguntando, "Pô mas instalar o ssh e o nmap é fácil, só utilizar o apt-get". Realmente é só utilizar o apt-get, porém quando não se tem o mirror de download no arquivo sources.list fica complicado :D

Mas depois da historinha (chá de espera) vamos para os procedimentos (receita de bolo).

Entre como root em seu terminal e edite o arquivo sources.list.

# vi /etc/apt/sources.list

Adicione as linhas no final do arquivo.

#Repositório para o NMAP
deb http://backports.debian.org/debian-backports lenny-backports main

#Repositório para as LIBS
deb http://ftp.de.debian.org/debian lenny main

Feito isto, salve e feche o arquivo.

Agora, ainda como root, digite:

# apt-get update

E espere até que seus mirrors sejam atualizados, ao finalizar, você poderá instalar o nmap e o servidor ssh da seguinte forma.

# apt-get install nmap ssh

Após verificar a existência dos mesmos, você receberá uma pergunta na tela se efetuar o download do arquivo, basta você dizer sim para a pergunta, que o resto ele fará sozinho!

Simples assim, qualquer dúvida, podem me contactar pelo campo de comentários!

Um abraço!

Um comentário: