terça-feira, 5 de abril de 2011

Afinal o que é Ciência da Computação?


Afinal o que é Ciência da Computação?

Hoje, vou dar uma dica e não dizer realmente o que é Ciência da Computação ou o seu significado. Para as pessoas que desejam cursar o curso de Ciência da Computação, ou até mesmo aquelas que estão em dúvida se faz ou não um curso de graduação na área de informatica, meu objetivo(aqui) é falar sobre ciência da computação, afinal é o que eu faço e que graças à Deus, termino este ano. (2011)

Para as pessoas que estão mal informadas sobre a grade do curso, ou até mesmo aquelas pessoas que pensam que vão entrar no curso, e aprender a mexer no Word, Excel, formatar máquinas, instalar Linux, estão TOTALMENTE enganadas, como o próprio nome do curso diz, Ciência!!!. Você meu chapa, será um cientista, e para isto acontecer, você irá aprender muita matemática, física, álgebra, resumindo tudo o que envolve matemática, você irá aprender, arquitetura de computação, que envolve desde a criação e funcionamento do hardware desde o ano 1900 (e bolinhas) até as tecnologias mais atuais, e é claro você irá aprender, o porque uma coisa é melhor do que a outra, porque aquilo é tem um preço mais acessível e uma capacidade maior de armazenamento, e outra contém a metade de armazenamento e é extremamente mais cara, etc.

Faço este post porque acredito que é comum, toda a faculdade que possui este curso, possuir uma certa dificuldade de manter seus alunos até o final do curso. Todos os anos formam turmas com muitos alunos, no meu caso 40 pessoas em uma sala (1 semestre), e logo no segundo semestre, a quantidade cair para 25 pessoas, e o motivo mais comum (obvio) é porque muitas das pessoas que entram neste curso, imaginam ou sei-lá, pensam que vão aprender Word, Excel, mas logo de cara, começam na terrível matemática (Cálculo I, Geometria Analítica, (velhos tempos, eee saudade!).

Então, você aí!. Que pensa que vai aprender "informática" em Ciência da Computação, esta totalmente enganado, para dar uma "luz", a grade de Ciência da computação costuma a ser mais ou menos esta:

1. Cálculo I
2. Geometria Analitica
3. Metodologia Ciêntifica
4. Inglês para computação
5. Física Experimental
6. Cálculo II
7. Álgebra Linear
8. Algoritmo e Introdução de Liguagem de programação
9. Estrutura de Dados I
10. Estrutura de Dados II
11. Circuitos Digitais
12. Sistemas Digitais
13. Assembly
14. Engenharia de Software
15. Banco de Dados I
16. Banco de Dados II
17. Paradigmas de Programação
18. Interface Homem Máquina

E por aí vai, são muitas matérias não citei todas, ou seja, você não irá aprender formatar micros, se quiser aprender isto, aconselho procurar uma instituição como a Microlins ou Microcamp, que são conceitudas nestes cursos extracurriculares.

O objetivo deste post, não é criticar quem já começou e parou o curso, mas sim alertar, afinal se você começar estudar e parar, estará perdendo o seu tempo e também o seu dinheiro!

4 comentários:

  1. Na boa, não recomendo a Microlins. Já fiz um curso lá e não valeu nenhum centavo.

    No mais, belo post ;)

    ResponderExcluir
  2. HAUAHAUH, bom no meu caso, fiz curso de Hardware com eles, e o ensino foi excelente, pelo menos aqui em Americana (onde moro) é uma das melhores.

    Valeu Eduardo!

    ResponderExcluir
  3. mas á final esses cálculos nos aprendemos lá, passo a passo ou nos já somos submetidos a calcula-los?

    ResponderExcluir
  4. Sim, aprenderá passo a passo, porém nem todos conseguem ir adiante, mas isto é questão de esforço e acima de tudo comprometimento com os estudos.

    Desejo-lhe boa sorte!

    ResponderExcluir